
Reabilitação Cognitiva
O que é Reabilitação Cognitiva?
A reabilitação cognitiva ou neuropsicológica como denominamos, é uma forma de reabilitação de todo e qualquer dano acometido ao cérebro.
Ela é baseada no princípio de que o cérebro é bom no que faz todos os dias, treinando habilidades importantes para o dia a dia do paciente, reduzindo o impacto da doença no seu bem-estar.
O processo terapêutico de reabilitação cognitiva pode ser realizado em pacientes com ou sem lesão neurológica, que apresentem sequelas decorrentes de patologias como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), quadros demenciais, doenças neurodegenerativas de Parkinson, Alzheimer, entre outros.
A atividade é geralmente realizada de forma individual e orientada para as metas do (a) paciente. A família costuma estar envolvida para ajudar a encontrar estratégias para atingir as metas.
Como é realizado o procedimento?
Através de exercícios, jogos e tarefas que estimulem o raciocínio, a atenção e a memória, com desafios crescentes e contínuos. As tarefas são definidas após avaliação do paciente pelo profissional, levando em consideração as particularidades de cada caso.
Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) – O Que é?
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, é uma técnica neurofisiológica não invasiva que utiliza uma corrente elétrica para modular a atividade cerebral.
A técnica busca alterar o potencial de repouso da membrana neuronal, o que pode aumentar ou diminuir a taxa de disparos dos neurônios e, assim, influenciar a atividade cerebral.
Como funciona?
Aplicação:
Uma corrente elétrica contínua é passada por meio de dois eletrodos (cátodo e ânodo) colocados no couro cabeludo, sendo capaz de modular a excitabilidade dos neurônios na área do cérebro onde é aplicada.
Quais benefícios?
É usada como potencial tratamento para diversos transtornos neurológicos e psiquiátricos, como Depressão, TDAH, Esquizofrenia, sinais de abstinência de Drogas, Autismo, doença de Parkinson, Paralisia Cerebral, Distonia, Doença de Alzheimer, Dor crônica, Sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), falta de Memória, distúrbios de Fala ou Escrita, limitações associadas ao Movimento, Ansiedade.
Objetivos
- Diminuir as dificuldades cognitivas;
- Melhorar ou amenizar alterações de comportamento;
- Retardar a progressão da doença;
- Melhorar a autoestima e qualidade de vida.
